Muita SONOLÊNCIA do idoso: principais causas
- Fernanda Carpinter
- 14 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2024

Insônia
Apneia obstrutiva do sono (ronco excessivo)
Questões metabólicas desreguladas como hipotireoidismo
Efeito colateral de medicamentos
Depressão
Você sabia que muito possivelmente estes sintomas podem causar prejuízo de memória?
Sabia que muitos efeitos de medicamentos podem aumentar risco de queda na pessoa idosa, maior sonolência, confusão mental, dentre outros. Por isso a importância de não introduzir ou retirar medicamentos sem consultar o médico.
Pessoas idosas com nível de compreensão já bem comprometidos e que rejeitam REMÉDIOS, o que fazer?
Antes de brigar, vamos entender os possíveis motivos:
Dependendo do grau de comprometimento, a pessoa idosa pode não compreender sua doença e muito menos a necessidade da medicação;
Desconfiança de que querem fazê-la dependente ou mesmo de prejudicá-la. Lembre-se, a desconfiança e o medo podem ser sintomas da patologia! Não se sinta mal, nada pessoal!
Pode ser pelo desconforto ao engolir;
Pelos sintomas / efeitos colaterais que causam a medicação;
Achar que estão gastando dinheiro com os remédios e isso pode deixá-la preocupado com os gastos...
O que fazer?
Algumas ideias:
Pode dizer que é apenas uma vitamina para que melhore da memória ou para ficar mais forte (use aquilo que acredita poder convencer). Fica uma dica: tire da caixa e jogue a bula do remédio para não assustar. Lembre-se que o mesmo remédio, dependendo da dosagem pode servir para outras funções e ao ler a bula, poderá assustar sem necessidade. Mas claro, sempre fique alerta aos efeitos colaterais avisando o médico para o melhor monitoramento e esclarecimentos.
Não confronte, concorde com a pessoa idosa e diga que o remédio é apenas preventivo a ... (podendo dar uma patologia que você saiba que o(a) paciente não gostaria de ter)
Evite dizer de maneira impositiva como: “tem que tomar o remédio” ou “já tomou seu remédio”? Prefira dizer, por ex.: (já segurando a medicação na mão) perguntando, “prefere com água ou suco”? E não se esqueça, em tom suave de voz!
Em função das dificuldades, converse com seu médico para identificar se há outras apresentações das medicações como: injetável, adesivo ou se a medicação pode ser triturada e misturada no alimento.
Cuidado com os “NÃO”
O familiar ou o cuidador que souber conversar com a pessoa idosa evitando alguns destes principais “NÃO” vai conseguir uma relação mais tranquila, veja algumas dicas:
NÃO DISCUTIR
Pense que a pessoa idosa com demência não compreende suas explicações, por isso, não adianta confrontar e se estressar explicando detalhes do porquê a pessoa precisa fazer determinada coisa. Só ficará mais irritado(a) e você, com certeza, sairá batendo os pés.
Concorde com ele(a). Entre na conversa fazendo com que conduza de maneira tranquila aquilo que você deseja.
NÃO GRITAR
Na irritação, tenderá a gritar para te obedecer, mas isso só deixará a pessoa idosa cada vez mais irritada. Mesmo que tenha problemas auditivos, pode sim aumentar o tom de voz, mas não gritar e procure falar de frente a ela para te olhar enquanto fala. Garantirá maior atenção.
NÃO DAR ORDENS
Imagine-se no lugar da pessoa idosa sendo “afrontada” ao ouvir ordens, uma pessoa que sempre se sentiu autônoma e decidindo. Muitas vezes, apesar de não compreender plenamente, a pessoa idosa sente sua privação e isso faz sentir-se humilhada. Pense que poderá fazer alguma sugestão ou proponha de maneira acolhedora o que deseja. Talvez isso a sensibilize mais a realizar sua solicitação.
NÃO REPREENDER OU CORRIGIR
Ao realizar algo “errado”, “perigoso” ou algo que deveria ser “repreendido”, ao invés de dar uma “bronca”, mude o foco de atenção sem mencionar o que está fazendo inadequado. Mude de lugar, peça ajuda de algo como:
- Solicitar ajuda em alguma tarefa de casa (dentro daquilo que for possível a cada idoso) como: arrumar as roupas que deverão separar por cor ou tipos de roupas, colocar a roupa dentro da máquina, ou varrer o quintal, enfim, algo que faça se sentir útil. Outra atividade lúdica: coloque alguns tipos de grãos de tamanho diferentes e peça para separar (cuidado com aqueles idosos que colocam coisas na boca) ou guardar a louça, poderá misturar alguns pares de meias pedindo para juntar os pares para guardar. O importante é tirar o foco do “problema” e promover “desafios” que sejam capazes de realizar sem se colocarem em riscos e de maneira que se sintam úteis.
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