NEUROPSICOLOGIA ADULTO E IDOSO

A avaliação neuropsicológica pretende identificar alterações cognitivas advindas de lesões específicas do sistema nervoso central, bem como suas implicações funcionais, objetivando avaliar, através de baterias de testes neuropsicológicos, o funcionamento cognitivo (memória, linguagem, praxias, atenção, habilidade visuo-espacial e função executiva). Desta forma, é possível identificar áreas cerebrais comprometidas e preservadas, de maneira a possibilitar diagnóstico diferencial, além de oferecer a possibilidade de reabilitação cognitiva.

Queixas cognitivas são comuns nos idosos na fase de envelhecimento, sendo das mais diversas, desde uma queixa subjetiva (apenas uma impressão de que a memória está pior do que sempre fora, podendo ser caracterizada como “esquecimento senil benigno”, associado apenas à idade) até queixas importantes colocando o idoso à incapacitação funcional. A Avaliação neuropsicológica vem contribuir neste contexto para identificar primeiramente se há, e qual o grau do comprometimento, além de distinguir se esta perda cognitiva está associada ao envelhecimento, ou se devido a alguma alteração de humor ou mesmo por algum comprometimento possivelmente degenerativo.

Os adultos, muitas vezes necessitam de avaliação neuropsicológica devido às alterações neurológicas ou psiquiátricas (crises epilépticas, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, alterações metabólicas - disfunção de vitaminas, alterações hormonais - depressão, esquizofrenia, etc), que interferem diretamente nas atividades de vida diária funcionais.

> ATENDIMENTO ADULTO E IDOSO

- Queixas de memória e linguagem;

- Esclerose múltipla;

- Traumatismo cranencefálico (TCE);

- Acidente Vascular Cerebral (AVC);

- Amnésias;

- Comprometimento Cognitivo leve (CCL);

- Demências;

- Doença de Alzheimer (DA);

- Doença de Parkinson (DP);

- Alterações comportamentais;

- Síndromes genéticas;

- Outras doenças neurológicas.

CONTATO